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terça-feira, 15 de abril de 2014

O cliente fiel

A fidelidade (loyalty) do cliente é fundamental no marketing.

Siga o raciocínio:
  1. Um bom caminho para uma empresa ter lucros maiores é ter clientes satisfeitos.
  2. Clientes satisfeitos voltam a comprar (tornam-se fiéis).
  3. Clientes fiéis produzem mais lucros.
Num artigo publicado na Harvard Business Review, F. F. Reichheld propõe uma métrica (NPS = Net Promoter Score) para identificar o grau de fidelidade do cliente, a partir de uma única pergunta:


"Numa escala de 0 a 10, quanto você recomendaria esta marca/produto para seu amigo?"

As respostas com notas 9 e 10, indicariam "promotores".
          Notas 7 e 8, "passivos".
                    E notas abaixo de 7, "detratores".

Para calcular o NPS, diminua do percentual de "promotores" o percentual de "detratores", deixando de lado os "passivos".
Se o resultado for positivo (+), muito bom. 
Se for negativo (-), mau sinal, problemas...

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