Para sobreviver no mercado competitivo de hoje é preciso inovar.
Mas a própria inovação vem se renovando, ganhando novas formas.
Uma delas é a "greenovation" ou inovação verde: ao mesmo tempo em que a ideia dá lucro, gera benefícios para a sociedade e para o meio ambiente. Sempre obedecendo aos princípios básicos da sustentabilidade e do consumo responsável. É a inovação sustentável ganhando cada vez mais espaço.
Outra forma é a "open innovation" . A inovação não é mais tratada como um segredo, mas aberta. Ao contrário da inovação convencional, ela não é atribuição de um grupo de especialistas, mas de uma rede de colaboradores, passando por clientes, fornecedores, convidados... Maior a rede, mais inovadoras as ideias. O ciclo de desenvolvimento dos novos produtos ou serviços é mais curto. E os custos, muito menores, sem precisar investir pesadamente em sofisticados departamentos de pesquisas.
A palavra de ordem é inovar sempre, cada vez mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário